quinta-feira, 15 de março de 2012

ABERTURA DA CF 2012 E DO ANO JUBILAR NA FORANIA SÃO BENEDITO

Centenas de católicos das 600 comunidades das 08 Paróquias dos 11 municípios que compõe a Forania São Benedito, se reuniram na manha desde domingo (04), na Paróquia  Nossa Senhora da Conceição, em Icatú, para abertura da Campanha da Fraternidade 2012  e do Ano Jubilar na Forania São Benedito.
O inicio da solenidade deu-se com uma concentração na Capela de São Benedito, comunidade Baiacuí. Com cânticos e animação após as bênçãos e envio dado pelo Padre Hamilton Sobreira, vigário foraneo dessa Forania, os fieis saíram em caminhada rumo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição ponto alto da solenidade, onde aconteceu uma mesa de palestras e debates sobre saúde pública, com participação da Drª Helena Maria Dualibe Ferreira, médica e vice prefeita da capital São Luis, e da Srª Luzanira Silva, agente comunitária de saúde do Município de Rosário.

A Drª Helena falou do SUS, de suas conquistas e avanços, mas ainda há muita coisa para ser feita, afim de que se tenha uma assistência digna de saúde para o nosso povo.  E a uma das soluções para esse problema é que seja criada uma grande discussão sobre prevenção das doenças, e para tanto temos que provocar a atuação do Programa de Saúde da Família -PSF - em nossos municípios. Os gestores reclamam de poucos recursos para sua aplicabilidade, mas se houver transparência na aplicação dos recursos, com certeza teremos resultados positivos, finalizou.
A Srª Luzanira Silva, falou das dificuldades que os agentes comunitários de saúde enfrentam para realizarem seu trabalho. Só recebemos uma bolsa e uma farda, falta o básico do necessário, como por exemplo: protetor solar para proteger a pele do sol que eles(as) enfrentam diariamente.
Em Rosário tem 15 equipes de PSF, e como nos demais municípios não são compostas de todos os profissionais que pede o programa. Só temos o médico e a enfermeira, e o médico nem toda semana comparece no posto de saúde, o que dessa forma acaba dificultando ainda mais o trabalho dos agentes comunitários de saúde.
Ao final foi celebrada uma missa presidida pelo Acebispo D. José Belisário da Silva e concelebrada pelos Padres da Forania São Benedito e pelo diácono Luis Carlos Macêdo.
Durante a homilia D.Belisario falou das transformações que aconteceram na vida do cristão que tem fé, e que acredita na mudança. Assim tem que ser com a saúde pública, temos que assumir nosso papel de agente transformador, fazendo valer nossos direitos. Quantas coisas boas se consegui desde a campanha da fraternidade de 1981, cujo tema era,  “Saúde e Fraternidade” e o Lema, “Saúde para todos”.  É bom lembrar que naquela época só tinha direito à saúde, quem tinha dinheiro para pagar o tratamento, ou quem trabalhava de carteira assinada e contribuía para os institutos de seguridade social. Hoje esse cenário mudou, temos saúde para todos, vamos lutar pela sua melhoria.
O professor Rogério de Morros falou da chegada dos franceses no Maranhão da Batalha de Guachenduba e da presença da Igreja nesses 400 anos de chegada e anuncio do evangelho no Maranhão e nas comunidades da Forania São Benedito.
Pe. Hamilton agradeceu a participação de todos e de modo especial de nosso pastor D. José Belisario da Silva Acebispo da Arquidiosece de São Luis e vice presidente da CNBB, Pe. Robério agradeceu a participação da Dr. Maria Helena Dualibe e da Srª Luzanira Silva.
Que a saúde se difunda sobre a terra. (Eclo 38.8)



PASCOM - ROSÁRIO
























Um comentário:

FELIZ PÁSCOA!