sábado, 26 de novembro de 2011

Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens

Foi lançada no dia 06 de novembro, aqui em Rosário com uma grande caminhada, que reuniu jovens de toda Arquidiocese de São Luís, para gritar contra a violência e extermínio de Jovens em nosso País, de modo particular no município de Rosário, onde um elevado número de jovens tombaram sem vida por conta da violência, a Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens.

Sabemos que a violência e a agressividade na juventude sempre existiram, mas atualmente vem tomando proporções incontroláveis, por conta do alto consumo de drogas, seja ela qual for - álcool, maconha, merla, crak - , entre outras. Um pequeno número de pessoas, enriquecem, ficam bem de vida e enquanto isso, nossa juventude está morrendo, ou ficando alucinada vagando pelas ruas sem noção da realidade.

O poder público passivamente assiste a tudo e não se mobiliza para que este quadro se reverta, até o momento não temos conhecimento de nenhuma ação que esteja em andamento para frear tantos crimes violentos, como os que vem acontecendo em nosso município.

A Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens, lançada pela pastoral da Juventude da Igreja Católica, é uma ferramenta valiosa para a discussão na sociedade sobre o assunto.

Ainda tem jeito, só depende de nós.

Vicentinos Realizaram a 106º Romaria na Cidade de Codó - MA

A SSVP - Sociedade São Vicente de Paulo, reuniu os conselhos centrais, particulares, conferências e o conselho Metropolitano, para realização da sua 106º Romaria Vicentina, com o tema: Mudar para Transformar. Que aconteceu no Centro de Formação São Raimundo na cidade de Codó, nos dias 18,19 e 20 de novembro.

A romaria desse ano contou com a presença de aproximadamente 300 participantes entre, confrades, consorcias e convidados, que integram os conselhos dos estados do Maranhão e Piauí. Ao longo desses dias, os mesmos participaram com muita atenção das palestras, orações, animação, dinâmicas e apresentações teatrais.

Para finalizar foi realizada uma grande caminhada, saindo do centro de formação, São Raimundo, até a Igreja de Santa Rita de Cássia e Santa Filomena,onde aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Jorge Willian.

Na escolha e votação da cidade que sediará a 107ª Romaria em 2012, foi votada a capital do Maranhão, São Luís.

“Todo homem é maior que o seu erro”. (Mario Ottoni)

Parabéns aos Vicentinos.














quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito realiza Assembléia Paroquial

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, realizou nos dias 11, 12 e 13 de novembro a sua Assembléia Paroquial, que aconteceu na Comunidade São João do Rosário, com o tema: Nossa Vida, Nosso Chão, Nossa Missão.

Com a participação de um grande número de representantes de grupos, pastorais, movimentos, comunidades, Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Hamilton Sobreira, Pe. Ribamar Vieira, e do seminarista Luis Macedo, que foi o assessor da assembléia.

A Assembléia foi realizada com muita animação, celebrações, estudo e um animado show com o cantor Francisco Marinho.

Sexta-feira(11), às 19:00h, deu-se inicio aos trabalhos da assembléia com uma missa de abertura, presidida pelo Pe. Ribamar Vieira, auxiliado pelo Pe. Hamilton, com uma participação intensa das comunidades presentes.






No Sábado(12), às 07:30h, com a oração da manhã na Igreja de São João Batista, preparada pela equipe de Liturgia, deu-se inicio ao 2º dia da assembléia, após a oração todos se dirigiram para a colônia de pescadores, onde aconteciam os estudos, animação, plenarias...

O seminarista, Luís Macêdo, assessorou os estudos sobre as diretrizes gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovado na 49º Assembléia dos Bispos do Brasil, que aponta propostas para traçar Planos Pastorais e Missionários da nossa Igreja em particular.










A noite, a animação ficou por conta de um animado show com o cantor Francisco Marinho.






Domingo(13), às 07:30h, a celebração da Santa Missa na Igreja de São João Batista, foi presidida pelo Pe. Hamilton Sobreira

.






E para dar continuidade ao 3º e último dia de assembléia, voltamos à colônia de pescadores, para estudos sobre o tema: Nossa Vida, Nosso Chão, Nossa Missão, que teve como assessor, Pe. Hamilton.

Pe. Hamilton fez memória sobre a assembléia passada, que aconteceu em São Miguel, e também sobre a importância de conhecermos nosso chão, Ver nossa realidade, e apartir daí traçarmos um plano Pastoral e Missionário da nossa Igreja, que vai ser trabalhado de 2011 a 2015, de acordo com as 05 urgências da Igreja no Brasil, proposta pela CNBB.

As equipes foram encaminhadas para os estudos de grupos, e após a plenária de apresentação, fez-se os encaminhamentos finais onde foi votada a comunidade do Itaipu para sediar a próxima assembléia Paroquial que será realizada em novembro de 2012.

As orações finais ficaram por contada a equipe de Liturgia.






sexta-feira, 11 de novembro de 2011

14 Anos de Sacerdócio do Pe. Hamilton e Pe. Antônio José

Foi comemorado nesta quarta(09), com uma missa em Ação de Graças, celebrada às 19:00h na Igreja Matriz, os 14 anos de vida Sacerdotal de Pe. Hamilton Sobreira e Pe. Antonio José Ramos.

Os dois, foram ordenados juntos no dia 09 de Novembro de 1997, no Ginásio Maristas, e recém ordenados foram enviados para a forania São Benedito, quando esta ainda era chamada Área Rural.

Pe. Hamilton assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e Santo Antonio em Axixá e Presidente Juscelino, onde iniciou todo um trabalho de organização da Paróquia, pois até então a mesma nunca tinha tido um Padre que ficasse permanente na paróquia.

Pe. Antonio José assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Icatú-MA, que à 30 anos já estava sem Padre.

Atualmente Pe. Hamilton continua na Forania São Benedito, onde exerce a função de Vigário Foranio e Paroco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Rosário-Ma; e Pe. Antonio José é Vigário Paroquial, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Reitor do Seminário Menor (Filosofia), São João Vianney no Cohatrac, São Luís-Ma.

Ao final da celebração mensagens de Felicitações foram dirigidas aos aniversariantes, com votos de muita coragem, animação e perseverança na caminhada.

Parabéns a vocês...!

PASCOM - ROSÁRIO








FELIZ PÁSCOA!